Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras
, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação
. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
Misturas Heterogéneas
Uma mistura é composta heterogénea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis.
Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogénea podem ser detectadas no microscópio. Como exemplos têm-se a água mais azeite ou água mais óleo.
Misturas Homogéneas
A mistura homogénea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogénea é uma solução, ou seja, mistura homogénea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra. Outro exemplo é a mistura de água e sal de cozinha, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior.
Misturas Coloidais
Nas misturas coloidais, os componentes da mistura consegue distinguir-se pequenas partículas a olho nu , contudo se usarmos um instrumento de ampliação, como um microscópio, conseguir-se-ia distinguir muito melhor os diferentes componentes da mistura.
Ex: Se deixarmos maionese fora do frigorífico durante algum tempo conseguimos visualizar pequenas partículas de gordura.