sábado, 7 de dezembro de 2013

Reações de combustão

  Muitas combustões são utilizadas diariamente para obter energia.

  As reações de combustão caracterizam-se entre:

COMBUSTÍVEL – um material que arde;

- COMBURENTE – oxigénio


Combustão de carbono - Carbono (s) + oxigénio (g) ->  dióxido de carbono(g)

      Combustão do magnésio -Magnésio (s) + oxigénio (g) -> dióxido de magnésio(s)

Combustão do enxofre - Enxofre  (s) + oxigénio (g) -> dióxido de enxofre(g)

Combustão do sódio - Sódio (s)+ oxigeno (g) ->  oxido de sódio(s)

Transformações físicas e químicas

Transformações físicas 

  As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Ou seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão estar apenas mais divididas ou podem ter mudado de estado físico.

  Exemplos de transformações físicas:

  • Um papel que se rasga;
  • Um vidro que se parte;
  • A água que ferve, evaporando-se;
  • Um gelado que derrete.

Um vidro que se parte.
Transformações químicas

  As transformações químicas ocorrem, quando existe a formação de novas substâncias, isto é, com propriedades diferentes das substâncias iniciais. Por exemplo:

  • A fruta que amadurece na fruteira;
  • Um fósforo que arde;
  • A fotossíntese realizada pelas plantas;
  • O enferrujamento de um ferro.

  No decurso das transformações químicas ou reações químicas em que se formam as novas substâncias, existem algumas evidências facilmente observáveis que permitem verificar a ocorrência dessas transformações. Por exemplo:

  • Alteração de cor;
  • Variação de temperatura;
  • Variação de volume;
  •  Libertação de um gás;
  • Aparecimento/desaparecimento de um solido.

Quando acendemos um fósforo, ocorre uma transformação química
Um fósforo a arder.

Misturas

  Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.

Misturas Heterogéneas

  Uma mistura é composta heterogénea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis.
  Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura heterogénea podem ser detectadas no microscópio. Como exemplos têm-se a água mais azeite ou água mais óleo.
  
Misturas Homogéneas

  A mistura homogénea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogénea é uma solução, ou seja, mistura homogénea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra. Outro exemplo é a mistura de água e sal de cozinha, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior.

Misturas Coloidais

 Nas misturas coloidais, os componentes da mistura consegue distinguir-se pequenas partículas a olho nu , contudo se usarmos um instrumento de ampliação, como um microscópio, conseguir-se-ia distinguir muito melhor os diferentes componentes da mistura. 
Ex: Se deixarmos maionese fora do frigorífico durante algum tempo conseguimos visualizar pequenas partículas de gordura.


Dureza da água



  A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de Cálcio e Magnésio.
  A dureza da água é composta de duas partes, a dureza temporária e a dureza permanente. A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não são susceptíveis à fervura.




A dureza da água em Portugal.