domingo, 8 de março de 2015

As Leis de Newton


Sir Isaac Newton, um cientista inglês que viveu entre 1643 e 1727, publicou, em 1687, uma importante obra chamada Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Nesta obra foram enunciadas aquelas que mais tarde viriam a ser conhecidas como as 3 Leis de Newton.



As três Leis de Newton são:
1.º Lei - Lei da Inércia
2.ª Lei - Lei Fundamental da Dinâmica
3.ª Lei - Lei da Acção - Reacção


1º Lei- Lei da Inércia

Inércia é a resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. Quanto maior for a massa do corpo, maior a sua inércia, ou seja, maior a resistência que este oferece à alteração do seu estado. De acordo com esta lei:
Um corpo que se encontre em repouso, continuará em repouso se a resultante das forças que nele actuam for nula;
Um corpo em movimento, continuará a mover-se em linha recta e sempre à mesma velocidade, se a resultante das forças que nele actuam for nula;
Para que haja alteração da velocidade do corpo, é necessário que se exerça sobre este uma força.


2.ª Lei - Lei Fundamental da Dinâmica


De acordo com esta lei, sempre que se aplica uma força num corpo, esta pode provocar no corpo uma mudança de velocidade - uma aceleração. Assim, é possível relacionar a força exercida em determinado corpo, com a aceleração sofrida por este, através da expressão:
Força = massa do corpo x aceleração
ou
F = m x a

Sendo:
F - Força
m - massa do corpo
a - aceleração


3.ª Lei - Lei da Acção - Reacção

Sempre que exerces uma força sobre um corpo, esse corpo exerce sobre ti uma força com a mesma direcção, a mesma intensidade, mas sentido oposto à tua. Se exerceres uma força sobre um determinado objecto (Força1)...
... esse objecto também exerce uma força sobre ti (Força2), de igual valor e direcção, mas de sentido oposto à força que exerceste sobre ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário